quinta-feira, 4 de abril de 2019

EXERCÍCIOS PARA HIPERTENSOS

O maior benefício que uma prática diária de exercícios pode ofertar é, sem dúvidas, uma nítida melhora da saúde e na sua disposição do dia a dia. É a recomendação de todos os especialistas e profissionais de saúde: faça exercícios com frequência, tenha uma dieta balanceada e tenha hábitos de vida saudáveis. Mas existe uma grande parcela da população que precisa de alguns cuidados especiais na hora de praticar atividades físicas, os hipertensos.
Hipertensão arterial
Você já deve ter ouvido esse termo em algum lugar ou pode ter até um parente próximo que tenha esse comprometimento na saúde. Atualmente, a hipertensão arterial estão no topo da lista das doenças que mais matam. Ela é capaz de provocar um infarto causando uma parada cardíaca ou um acidente vascular cerebral também conhecido popularmente como derrame.

exercícios para hipertensos

A pressão exercida pela parede dos vasos sanguíneos ao sangue é dividida em sistólica (momento do batimento cardíaco no qual o coração fica contraído) e diastólica (o coração encontra-se relaxado). Essas são as medidas utilizadas para serem usadas como um marcador da hipertensão arterial. O esfigmomanômetro é o aparelho que é utilizado para aferir essa medida juntamente com o estetoscópio. Existem também um medidor de pressão eletrônico que é mais prático e mais fácil para aqueles que não sabem como manusear o outro aparelho. Pressões iguais ou superiores a 140/90 mmHg já são consideradas elevadas e caracterizam uma hipertensão arterial.

Cuidados durante os exercícios

A primeira coisa que se devem fazer no caso de ser hipertenso, antes de praticar exercícios, é visitar o cardiologista. Lá ele fará testes de resistência cardiorrespiratória e irá calcular a sua frequência cardíaca máxima, que depende de dois fatores: idade e sexo. Você não poderá ultrapassar essa frequência enquanto estiver realizando os exercícios. Para facilitar o seu trabalho de ter que parar de 5 em 5 minutos para verificar a pulsação, existem vários tipos de aparelhos, inclusive relógios que fazem esse trabalho por você.
Inicie os exercícios de forma leve e branda, realizando pelo menos 30 minutos de caminhadas 5 vezes por semana. Se sentir algum cansaço, sente-se em algum lugar e descanse um pouco. Seria interessante nesses primeiros dias ir acompanhado de alguém caso ocorra algum imprevisto. Os melhores exercícios para hipertensos são os aeróbicos como caminhar, pedalar ou nadar. Já foi comprovado que exercícios aeróbicos reduzem a pressão arterial e reduzem quantidade de placas de ateroma na parede dos vasos.
Os treinos de musculação não são os mais indicados para esse grupo de pessoas. Além de ser um exercício físico de extrema intensidade, não há comprovação científica de que ele ajude a reduzir a pressão arterial. Caso você queira fazer algum exercício de musculação, o treino de fortalecimento e resistência é a melhor opção. Usando cargas leves, faça um grande número de repetições como por exemplo fazer 3 séries de 15 ou 4 de 12.
Lembre-se de sempre tomar os remédios nos horários certos porque isso pode atrapalhar o seu desempenho nos exercícios e trazer graves consequências. Aferir a pressão antes de iniciar o treino, 30 minutos depois e ao final dele é muito importante para controlar o desempenho do organismo. Fique sempre de olho no aumento da frequência cardíaca para não ir além do limite e mantenha-se sempre bem hidratado.

Esse registro foi postado em Saúde e marcado ,,.

por Elaine Leite

Nenhum comentário:

Postar um comentário