terça-feira, 9 de abril de 2019

A SIMPLICIDADE DE UM CAMPEÃO



          Luciano Corrêa aproveita inicio do trabalho como técnico e admite realidade bem diferente de quando era atleta.

por Daniel Ottoni

A longa trajetória no judô, que o fez ser campeão mundial em 2007, será útil, mas não suficiente para que Luciano Corrêa esteja pronto para sua mais nova missão. Em dezembro de 2017, ele se aposentou dos tatames para se dedicar à carreira de treinador do Minas Tênis Clube. Por lá, o ex-judoca comanda o time sub 18 e também atua como assistente  da equipe adulta, auxiliando seu ex-treinador Fúlvio Miyata.

Depois de trabalhar na parte administrativa nos primeiros seis meses, Luciano finalmente pôde estar de volta aos tatames, mas agora para orientar, observar e gerir um grande grupo de atletas. " Agora temos o Luciano FAIXA BRANCA, bem diferente do atleta faixa preta que fui. Estou tendo ensinamentos desde o primeiro degrau e tento observar, ao máximo cada chance que aparece ao lado de treinadores experientes e  renomados. Um lado positivo  é ter sido atleta, sei como funciona a cabeça do judoca, como eles pensam. Isso ajuda na forma de abordagem após vitórias e derrotas". Afirma.

Antes mesmo de se aposentar, Luciano havia recebido o convite do Minas, clube que defendeu por muitos anos, que não demorou para ser aceito. "Como atleta, eu pensava, em colocar a faixa e lutar. Agora, percebo que existe muita coisa em volta, há toda uma preparação para dar a melhor condição para os atletas desempenharem um bom papel. Tem muita coisa por trás que faz grande diferença no resultado deles. Trabalhar na parte administrativa, ficar por conta de planilhas de custos, entre outros afazeres, me faz ver como se organiza uma competição, por exemplo" Explica Luciano.

Sabendo que ainda tem um longo caminho pela frente na carreira de treinador, que apenas se inicia, o ex-atleta mostra a paciência necessária para que os aprendizados aconteçam de forma permanente, possibilitando novos degraus. Nesta semana, ele participa, como convidado pela Confederação Brasileira de Judô, para auxiliar nos treinamentos que acontecem em Pindamonhangaba (SP), como membro da seleção.

"Ao lado do Fúlvio, começamos um trabalho ainda no ano passado, com a temporada em andamento. Neste novo ano, estamos conseguindo colocar a nossa cara dando um passo de cada vez, sempre visando colocar muitos atletas com bons resultados e os classificando para novas competições. A primeira meta é fazer um ano completo para subir passo a passo", detalha. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário