sexta-feira, 6 de setembro de 2019

VOCÊ VAI TER DOR NAS COSTAS AO MENOS UMA VEZ: CONHEÇA OS TIPOS DE LOMBALGIA

                           Praticamente toda as pessoas já tiveram ou vão ter dor nas costas um dia

Priscila Carvalho
Do VivaBem, em Fortaleza

"Oitenta por cento das pessoas terão dor nas costas pelo menos uma vez vida", alerta o reumatologista e professor da Unifesp (Universidade Federal de São Paulo) Jamil Natur. O tema foi discutido nesta quinta-feira (05), durante o Congresso Brasileiro de Reumatologia, em Fortaleza, Ceará.

A lombalgia ou dor lombar é um problema prevalente e que deve ser olhado com atenção. "Quanto mais idosa, mais a pessoa sofrerá com a condição" afirma Natur.

Tipos de lombalgia

Segundo o especialista, o problema nas costas é dividido em duas categorias: dor crônica e aguda.

Na aguda, a condição se manifesta só por algumas semanas e a maioria das pessoas já sentiu o incômodo alguma vez na vida. É um problema que pode ser resolvido facilmente com analgésicos e anti-inflamatórios.

Já a cura da lombalgia crônica é complicada. O problema é mais comum em idosos e está associado a posturas e adotadas ao longo da vida e atividades realizadas. Mais: é muito mais difícil saber com exatidão de onde se originou a dor.

Como está ligada ao movimento, esse tipo de lombalgia pode ser divida em dois subgrupos:

Síndrome do canal estreito Pode ocorrer devido a artérias entupidas ou pelo canal da coluna estar estreito, daí o incômodo. O indivíduo a sente quando anda e, ao parar, há um alívio.

Síndrome facetária É caraterizada por dor nas facetas (pequenas articulações que conectam as vértebras). É muito comum o problema aparecer ao tentar se levantar depois de muito tempo sentado. A dor se estende para coxa e nádega.

Lombalgia inflamatória Neste tipo, o problema ocorre quando a pessoa está em repouso. É mais comum em jovens e pode originar doenças como artrite, artrose, espondiartrite.

Três jeitos simples de prevenir a dor nas costas

*Pratique atividade física
*Não permaneça muito tempo sentado e em repouso 
*Evite fumar

Nenhum comentário:

Postar um comentário