segunda-feira, 26 de novembro de 2018

PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO: UM MODELO PARA CLUBES DE FUTEBOL


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                            Com os pés no presente e os olhos no futuro

Há muito tempo o meio esportivo discute a validade de se fazer planejamento em futebol, estabelecendo-se metas e ações de curto, médio e longos prazos. Se, por um lado, não se pode comparar friamente um clube de futebol com uma empresa, por outro, é preciso entender que o futebol, como instituição, não é uma ilha isolada das demais instituições brasileiras.

Portanto, não está imune ao conjunto de forças que se organizam em nossa sociedade. Tal qual empresas, os clubes de futebol necessitam pensar e executar seus planos imediatos e para os anos vindouros, se quiserem alcançar performances sustentáveis e reprodutíveis.
A título de exemplo, listamos algumas etapas que caracterizam um planejamento para um departamento de futebol de uma grande equipe.
Plano de modernização e profissionalização do futebol             
Etapas do processo
Planejamento de curto prazo

Identificação das necessidades e implantação da infra-estrutura básica; 
Diagnóstico do Departamento de Futebol; 
Definição do grupo de atletas que estaja compatível com o novo modelo de trabalho implantado, conforme orçamento; 
Planejamento Estratégico do Departamento de Futebol: definição conjunta e global das linhas gerais do plano e descrição das metas do processo e do rendimento de curto, médio e longos prazos; 
Definição e divulgação interna da identidade futebolística do clube e do perfil de suas equipes; 
Definição dos projetos arquitetônicos de reformas no estádio e centro de treinamento; 
Instrumentalização e modernização dos processos (informatização etc.); 
Contratação de profissionais que atendam as necessidades do novo organograma de trabalho; 
Formação de rede profissional de observadores (“olheiros”) em todo o território brasileiro; 
Formação de equipe profissional competitiva dentro de recursos existentes e possíveis; 
Cumprimento rigoroso dos compromissos financeiros assumidos, mudando-se o perfil e o nível de credibilidade atual dos clubes e dirigentes; 
Participação das equipes de base em campeonatos, torneios e jogos no estado, país e exterior.

Planejamento de médio prazo

Fase de análise de resultados, correção dos planos e implantação dos processos complementares; 
Completar obras básicas no estádio e no centro de treinamento; 
Implementação da equipe profissional competitiva; 
Disputar em igualdade de condições os principais campeonatos de futebol do Brasil; 
Capacitar e desenvolver os recursos humanos, através de projetos e programas permanentes de treinamento para atletas, comissões técnicas e funcionários; 
Desenvolver convênios técnico-esportivos e parcerias diversas; 
Implementação de rede profissional de observadores (“olheiros”) em todo o território brasileiro.

Planejamento de longo prazo

Fase de consolidação do plano de modernização e profissionalização do futebol
Posicionar o clube entre os mais organizados do país; 
Possuir um dos mais funcionais complexos futebolísticos do Brasil (estádio e centro de treinamento); 
Disputar em igualdade de condição os principais campeonatos do futebol brasileiro, sul-americano e mundial; 
Formar atletas diferenciados e de alto nível em seu Centro Técnico de Treinamento de Excelência, fornecendo 70% a 80% dos atletas que compõem a equipe principal; 
Estabelecer convênios técnico-comerciais com os principais mercados do futebol mundial.

Metodologia utilizada no Planejamento Estratégico da Vice-presidência de Futebol.
Visão de Futuro:


Ameaças e oportunidades 

Pontos fortes e pontos fracos 
Missão 
Valores 
Cenários 
Posturas estratégicas 
Macro-políticas 
Macro-estratégias 
Objetivos gerais 
Objetivos por setor 
Projetos por setor
Resulta em: Planos de ação + instrumentos de controle de resultados.

   

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