terça-feira, 24 de fevereiro de 2015

CONHEÇA OS RISCOS DO USO DE ANABOLIZANTES E ESTEROIDES. .



Conheça os riscos do uso de anabolizantes e esteroides
Substâncias aumentam chances de câncer, diabetes, lesões no fígado, entre outros problemas quando utilizadas para emagrecimento e ganhas de massa muscular
ARTIGO DE ESPECIALISTA - ATUALIZADO EM 04/02/2015

Dr. Roberto Navarro Sousa Nilo NUTRÓLOGO - CRM 78392/SP

Estou vendo no dia a dia do consultório um aumento assustador do uso de anabolizantes para fins estéticos e de emagrecimento que prometem resultados rápidos como em um passe de mágica. 
Creio que muitos desavisados, na ânsia de conquistar um corpo perfeito, acabam buscando nos esteróides e anabolizantes uma alternativa para obter resultados mais rápidos. Eles não compreendem os enormes riscos que correm por usar fórmulas derivadas de hormônios sem nenhum tipo de indicação clínica. 
O estímulo exagerado que essas substâncias causam nos receptores de determinadas células levam a efeitos secundários desastrosos. Um desses estragos é a diminuição da produção de hormônios normalmente elaborados pelas nossas glândulas, pois o organismo interpreta o hormônio sintético como suficiente e passa a produzir níveis bem baixos, chamado na medicina como efeito feedback negativo. 
Esse efeito pode ocasionar em homens a atrofia de testículos, levando à impotência sexual e esterilidade, aumento da retenção de sódio, da pressão arterial, calvície, maiores riscos de câncer, diabetes e lesões no fígado muitas vezes irreversível.  
Em mulheres pode levar à androgenização, crescimentos de pelos no rosto, aumento da secreção sebácea e da oleosidade da pele, surgimento de espinhas e engrossamento da voz, redução de mamas e interrupção da menstruação. Os riscos câncer, diabetes e lesões no fígado muitas vezes irreversível também são maiores. 

Em adolescentes as conseqüências são ainda mais devastadoras, pois compromete o crescimento, o desenvolvimento sexual, a formação óssea, entre outras.

Nenhum comentário:

Postar um comentário