terça-feira, 25 de junho de 2019

ESTUDO MOSTRA IMPORTÂNCIA DA ATIVIDADE FÍSICA APÓS OS 40 ANOS

Praticar alguma atividade física é fundamental em todas as fases da vida. O importante é sair do sedentarismo e se exercitar sob a supervisão de um profissional para garantir resultados e para que você não sofra nenhuma lesão. Uma pesquisa feita pela Sociedade Americana do Câncer mostrou que fazer exercícios físicos depois dos 40 anos de idade reduz em 35% o risco de mortalidade por doenças, como problemas cardiovasculares, câncer, entre outras.
Organização Mundial da Saúde (OMS) recomenda ao menos 150 minutos de atividade física por semana, ou seja, 20 minutos por dia. O ideal é sempre equilibrar exercícios aeróbicos, exercícios de força, flexibilidade e também meditação, para obter o equilíbrio entre corpo e mente.
Após os 40 anos é normal que o corpo responda de forma diferente às atividades físicas, pois o organismo muda, o metabolismo fica mais lento e ocorre perda muscular. Mas, assim como mostra a pesquisa, nunca é tarde para se movimentar e encontrar alguma prática que motive a seguir se exercitando e que ajude a manter o mínimo de musculatura para exercer atividades diárias com qualidade de vida.
Busque grupos que sejam de pessoas da mesma faixa etária (algumas prefeituras oferecem aulas ao ar livre supervisionadas por um profissional, por exemplo), leve seu companheiro (a), algum amigo (a), escolha uma academia ou estúdio que se sinta à vontade ou que ofereça um atendimento mais personalizado para o seu caso.
Outra opção pode ser fazer exercícios em casa, com máquinas, como esteiras ou os modernos simuladores de remo, ou com um personal trainer, que prepare treinamentos funcionais de acordo com sua capacidade.
Vale ressaltar que os resultados serão mais lentos se comparados com pessoas que se exercitam com 20 anos de idade, por exemplo, especialmente em relação ao ganho de massa muscular e óssea, equilíbrio e funções cognitivas. Mas nem por isso vale desanimar, afinal o que importa é adquirir qualidade de vida e bem-estar.
Através da atividade física é possível evitar doenças relacionadas ao sedentarismo, ajudar a controlar doenças crônicas, como diabetes e hipertensão, e também auxiliar no emocional, combatendo o estresse, a depressão e ansiedade. Além disso, uma vida ativa melhora e fortalece coração e pulmões, a coordenação motora e auxilia na flexibilidade.
Mais que uma questão estética, praticar atividade física é pensar na saúde, em envelhecer com menos doenças, mais aptidão e autonomia. Por isso, não invente desculpa e se motive. A atividade física é benéfica em todas as idades, respeitando a individualidade de cada um, de acordo com uma avaliação médica para atestar a saúde e possíveis restrições de cada indivíduo.
A partir disso, um treino elaborado e acompanhado por um profissional também é fundamental para atender a necessidade e avaliar cada exercício, resultado e evolução.
Academias, clubes, estúdios e os grupos de atividades são também boas maneiras de socialização, uma oportunidade de conhecer pessoas novas, se distrair, bater um papo e sair da rotina. Lembre-se de que esse é um momento dedicado para você, para o cuidado com o seu corpo e mente que são fundamentais para a qualidade de vida.
Com tanto benefícios, só falta você encontrar aquilo que realmente você goste e começar a se mexer o quanto antes. Que tal começar hoje?

Nenhum comentário:

Postar um comentário