Há muito tempo o meio esportivo discute a validade de se fazer planejamento em
futebol, estabelecendo-se metas e ações de curto, médio e longos prazos. Se,
por um lado, não se pode comparar friamente um clube de futebol com uma
empresa, por outro, é preciso entender que o futebol, como instituição, não é
uma ilha isolada das demais instituições brasileiras.
Portanto, não está imune ao conjunto de forças que se organizam em nossa
sociedade. Tal qual empresas, os clubes de futebol necessitam pensar e executar
seus planos imediatos e para os anos vindouros, se quiserem alcançar
performances sustentáveis e reprodutíveis.
A título de exemplo, listamos algumas etapas que caracterizam um
planejamento para um departamento de futebol de uma grande equipe.
Plano de modernização e
profissionalização do futebol
Etapas do processo
Planejamento de curto prazo
Identificação
das necessidades e implantação da infra-estrutura básica;
Diagnóstico do Departamento de Futebol;
Definição do grupo de atletas que estaja compatível com o novo modelo de
trabalho implantado, conforme orçamento;
Planejamento Estratégico do Departamento de Futebol: definição conjunta e
global das linhas gerais do plano e descrição das metas do processo e do
rendimento de curto, médio e longos prazos;
Definição dos projetos arquitetônicos de reformas no estádio e centro de
treinamento;
Instrumentalização e modernização dos processos (informatização etc.);
Contratação de profissionais que atendam as necessidades do novo organograma de
trabalho;
Formação de rede profissional de observadores (“olheiros”) em todo o território
brasileiro;
Formação de equipe profissional competitiva dentro de recursos existentes e
possíveis;
Cumprimento rigoroso dos compromissos financeiros assumidos, mudando-se o
perfil e o nível de credibilidade atual dos clubes e dirigentes;
Participação das equipes de base em campeonatos, torneios e jogos no estado,
país e exterior.
Planejamento de médio prazo
Fase de
análise de resultados, correção dos planos e implantação dos processos
complementares;
Completar obras básicas no estádio e no centro de treinamento;
Implementação da equipe profissional competitiva;
Disputar em igualdade de condições os principais campeonatos de futebol do
Brasil;
Capacitar e desenvolver os recursos humanos, através de projetos e programas
permanentes de treinamento para atletas, comissões técnicas e
funcionários;
Desenvolver convênios técnico-esportivos e parcerias diversas;
Implementação de rede profissional de observadores (“olheiros”) em todo o
território brasileiro.
Planejamento de longo prazo
Fase de
consolidação do plano de modernização e profissionalização do futebol
Posicionar o clube entre os mais organizados do país;
Possuir um dos mais funcionais complexos futebolísticos do Brasil (estádio e
centro de treinamento);
Disputar em igualdade de condição os principais campeonatos do futebol
brasileiro, sul-americano e mundial;
Formar atletas diferenciados e de alto nível em seu Centro Técnico de
Treinamento de Excelência, fornecendo 70% a 80% dos atletas que compõem a
equipe principal;
Estabelecer convênios técnico-comerciais com os principais mercados do futebol
mundial.
Metodologia utilizada no Planejamento Estratégico da Vice-presidência de
Futebol.
Visão de Futuro:
Ameaças e oportunidades
Pontos fortes e pontos fracos
Missão
Valores
Cenários
Posturas estratégicas
Macro-políticas
Macro-estratégias
Objetivos gerais
Objetivos por setor
Projetos por setor
Resulta em: Planos de ação + instrumentos de controle de resultados.
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