quinta-feira, 22 de novembro de 2018

FUTEBOL




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Atualmente, podemos observar que o futebol formou um mercado de entretenimento, onde os jogadores se tornaram celebridades e ícones para o mundo todo. Nesse sentido, com o futebol se inserindo nessa indústria forma-se um setor competitivo e promissor entre os clubes e surge a necessidade da implementação de modelos administrativos visando aprimorar o seu desempenho. Para os amantes do esporte é notável o desenvolvimento de práticas de gestão das entidades de futebol ao longo do tempo. Por exemplo, a fonte de receita dos clubes, antes basicamente composta por bilheteria e venda de jogadores, hoje em dia é composta por bilheteria, transferência de jogadores, programa de sócio torcedor, produtos personalizados com a marca do time, cotas de TV, patrocínios, entre outros. Nesse processo de profissionalização podemos identificar clubes, principalmente alguns europeus, como Real Madrid, Barcelona e Manchester United, que já têm modelos de gestão bem definidos e profissionais. Entretanto, aqui no Brasil as entidades têm dificuldade em desenvolver e/ou implantar a gestão profissional. Além disso, é evidente que muitas organizações esportivas brasileiras são utilizadas como um sistema político e um instrumento de domínio no sentido de favorecer a defesa dos próprios presidentes e elites envolvidas, muitas vezes permanecendo com “cadeira cativa” por muito tempo.
                 
 PLANEJAMENTO ESTRATEGICO EM CLUBE DE FUTEBOL

Como em qualquer organização, os clubes de futebol podem valorizar mais a importância do planejamento no desenvolvimento de suas equipes, assim como, organizar seus processos e métodos focados em metas. Sendo assim, as ações serão realizadas de forma mais eficiente e com maior segurança. (BRUNORO E AFIF, 1997) Para que equipes de futebol apliquem o planejamento estratégico é importante que estabeleçam sua missão, ou seja, definir a razão pela qual o clube existe e então identificar a visão, que vem a ser o que a entidade busca ganhar e para onde deve alocar seus recursos. Por último os valores, que são os ideais que regem as tomadas de decisões dos clubes, que necessitam ser definidos para que o planejamento estratégico tenha uma essência rígida. (BRUNORO E AFIF, 1997) A função do planejamento é bem singular e deve traçar os objetivos que a instituição pretende alcançar, tanto dentro como fora de campo. Deve ficar compreensível qual a conduta que o clube deve assumir para atingir suas metas. (BRUNORO E AFIF, 1997) O compromisso pelo planejamento deve ser dos gestores, e deve ser feito com a comissão técnica incluindo tudo o que diz respeito ao time durante uma temporada.
As questões aqui envolvidas envolvem aspectos táticos, técnicos, físicos e psicológicos. (BRUNORO E AFIF, 1997) Dessa forma, segundo Brunoro e Afif (1997), as finalidades devem ser divididas por todos e a parte de cada indivíduo deve ser bem esclarecida:
*Diretoria – entre diversas atividades, responder às necessidades e administrar o relacionamento com federações, confederações, torcedores, imprensa e outros clubes 
*Comissão técnica – examinar as carências de cada profissional e fazer o planejamento; 
*Atletas – Centrar a atenção na meta traçada depois da definição da premiação em caso de obtenção de títulos.
Estes são os aspectos essenciais para basear a definição de um planejamento estratégico em clubes de futebol.

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