segunda-feira, 4 de novembro de 2019

TREINO INTERVALADO DE CAMINHADA MELHORA A SAÚDE DE IDOSOS, DIZ ESTUDO

Do VivaBem, em São Paulo

O hábito de completar 10 mil passos por dia é considerado há muito tempo uma forma de garantir um estilo de vida saudável. Mas, de acordo com um novo estudo realizado na Universidade Shinshu, no Japão, para idosos, existe uma maneira eficaz e mais rápida de aumentar a aptidão física e diminuir as chances de doenças.

De acordo com a pesquisa, publicada no periódico Mayo Clinic Proceedings, os resultados positivos não dependem de quanto você anda, mas da intensidade do exercício.

Seguindo os preceitos do HIIT em outras modalidades, o treinamento intervalado de caminhada estabelecido pelos pesquisadores consiste em caminhar com 70% da capacidade máxima do praticante por 3 minutos e, a seguir, com 40% da capacidade pelos próximos 3 minutos. O ciclo deve ser repetido cinco vezes.

Como o estudo foi feito.

A equipe descobriu que o método superou a recomendação da American Heart Association de que 75 minutos por semana de exercícios de alta intensidade são necessários para a melhoria.

Os participantes do estudo do Dr. Masuki tiveram melhorias significativas em seu VO2 máximo — o volume máximo de oxigênio que o corpo consome durante o exercício físico e dado que indica como está o condicionamento físico da pessoa — com 50 minutos de caminhada intervalada por semana.

Os participantes da análise alcançaram um aumento de 14% no VO2 máximo e uma diminuição de 17% nas chances de doenças relacionada ao estilo de vida.

Conforme defendem os responsáveis pelo estudo, o método é benéfico devido ao bons resultados, facilidade de execução — não há necessidade de academia ou equipamentos caros — e tempo que os praticantes devem dedicar ao exercício.

Nenhum comentário:

Postar um comentário