terça-feira, 30 de maio de 2017

NUTRIÇÃO ESPORTIVA

Um fator que influencia  muito no desempenho físico é  a forma e o que comemos. A nutrição esportiva é uma área de pesquisa que veio justamente para oferecer uma melhor qualidade de alimentação aumentando o bom desempenho durante as atividades físicas e melhorando a performance. Ela também ajuda otimizar a recuperação dos músculos após o exercício
.Alimentação básica
Existem sete grupos alimentares principais que devem conter a nossa refeição: são os carboidratos, os lipídeos, as proteínas, água, sais minerais e as vitaminas. Nenhum desses grupos deve ser excluído de forma alguma da nossa alimentação, pois o nosso corpo precisa de todos eles para realizar as suas funções básicas, precisa até mesmo das gorduras. Nós precisamos realizar um balanço nutricional adequado para cada nutriente.
Pirâmide Alimentar
Pirâmide Alimentar
A nossa principal fonte energética vem dos carboidratos. A primeira fonte de energia que o corpo busca para realizar as suas atividades básicas, principalmente nos grandes esforços é o carboidrato. Em segundo lugar estão os lipídeos, aproximadamente depois de 25 minutos de atividade física o nosso organismo começa a consumir a gordura como fonte de energia. Por último vem as proteínas, mais ou menos depois de 1 hora de exercícios.
As quantidades normais que um indivíduo não praticante de atividades físicas necessita para suas necessidades básicas são 65% de carboidratos, 15% de proteínas e 25% de gorduras. Quando se inicia uma atividade que precisa de grande quantidade de glicogênio como a musculação, a quantidade de carboidratos também deve aumentar para que o músculo tenha energia suficiente para realizar os treinos. Aumentar a quantidade de proteínas também é necessário para a reconstituição muscular pós-treino.

Quantidade de água

Quanto mais gordura você tem no corpo menor será a quantidade de água. Quando sentimos sede é porque já perdemos 2% da nossa água corpórea e são necessários 1,4 litros de água para repor essa falta. Apenas essa pequena perda já é suficiente para a redução do desempenho do atleta. A desidratação é um problema grave e pode ocasionar as seguintes situações:
  • Aumento da viscosidade no sangue deixando o indivíduo mais propenso aos problemas circulatórios;
  • Aumento da frequência cardíaca;
  • Problemas intestinais;
  • Redução do fluxo sanguíneo para os órgãos;
  • A capacidade de bombeamento do coração é diminuída;

Vitaminas e sais minerais

Esses dois nutrientes são abundantes em frutas, verduras e hortaliças. As mulheres devem aumentar a quantidade de cálcio se estão fazendo atividades físicas. Na verdade o cálcio deve ser abundante em todas as fases da vida da mulher, pois ela está mais propensa a adquirir a osteoporose. Consumir hortaliças de coloração verde escura, pois contém grande quantidade de ferro e evitar comer saladas que são temperadas com vinagre.
Alimentação para a Prática de Atividades Físicas
Alimentação para a Prática de Atividades Físicas


Nosso corpo precisa de um pouco de tudo para funcionar de forma satisfatória. Uma recomendação dos nutricionistas é realizar ingestão de alimentos pelo menos de 3 em 3 horas. Dietas malucas que retiram um grupo alimentar ou que focam toda a alimentação apenas em uma categoria devem ser completamente evitadas. Ter uma boa alimentação é ter boa saúde, afinal de contas nós somos o que comemos.

quarta-feira, 24 de maio de 2017

AGRADECIMENTO


O Judoca Marcus Santos agradece primeiro a DEUS e a todos os colaboradores: 
Mary Selma (Psicologa), Pax Internacional, Sensei Lucas Santos, Supermercado Jambo, Colégio DOM Jequié,  Dr.: Miguel Ferraro (Odontólogo), Bené Moura Fisioterapeuta (SATTVA), Lotérica ON LINE, Armarinho Sara, AABB, Faz Atleta (SUDESB) e Governo do Estado.

terça-feira, 23 de maio de 2017

ARENA DE ESPORTES NA EXPOR-JEQUIÉ



SOFRO DE REUMATISMO, POSSO FAZER EXERCÍCIOS?

“Reumatismo” é um termo popular usado para designar mais de 120 doenças que têm a característica comum de acometer articulações, músculos, tendões ou outras estruturas do aparelho locomotor. Alguns exemplos de reumatismos são a artrose, a artrite reumatóide, o lúpus eritematoso sistêmico e a fibromialgia.
Até recentemente, havia o receio de que o exercício físico pudesse piorar a inflamação presente nessas condições. No entanto, há cada vez mais trabalhos comprovando que até atividades mais intensas – como a musculação – podem ser benéficas para o paciente. “O exercício pode, inclusive, diminuir os períodos de internação e as doses dos medicamentos”, explica Manoel Neves, reumatologista do Fleury Medicina e Saúde.
Como exemplo do quanto o exercício pode ajudar, o médico cita um estudo recente em um paciente com miosite por corpúsculo de inclusão, um tipo muito raro de reumatismo que se caracteriza pela perda progressiva de força muscular. “Ele foi submetido à musculação com ‘oclusão vascular’, um novo tipo de treinamento, e aumentou a sua força em cerca de 50% após três meses de treinamento. Anteriormente, ele já havia experimentado diversas medicações, sem sucesso”.
Segundo Neves, antes de iniciar um programa de exercícios, o paciente deve procurar o seu médico para definir qual atividade é mais indicada para a sua condição, bem como realizar um teste ergométrico. “De uma forma geral, o condicionamento aeróbico pode beneficiar a maioria dos pacientes, variando de intensidade de acordo com o quadro clínico de cada um. Entretanto, dependendo da doença, pode ser mais indicado fazer alguma atividade física específica, como natação ou mesmo musculação sob a supervisão de um profissional de Educação Física”, explica.
Confira abaixo alguns exercícios indicados de acordo com a doença reumatológica:
Artrose
Musculação, desde que a prescrição do exercício seja bem orientada para respeitar as limitações da doença e otimizar o tratamento. De um modo geral, nos pacientes com artrose de joelho há indicação de reforçar a musculatura anterior da coxa e de alongar a musculatura posterior dos membros inferiores.
Osteoporose
Musculação e caminhada. Fazer apenas atividades sem impacto, como a natação, não traz efeitos benéficos para esta condição.
Artrite reumatoide
Musculação e condicionamento aeróbico, desde que a doença não esteja em atividade.
Lúpus eritematoso sistêmico
Musculação e condicionamento aeróbico, desde que a doença não esteja em atividade.
Fibromialgia
Hidroginástica e caminhada. Alguns estudos recentes, entretanto, têm mostrado que a musculação também pode ser benéfica.


Fonte: Manoel Neves, reumatologista do Fleury Medicina e Saúde
Este material foi elaborado pelo Fleury, tendo caráter meramente informativo. Não deve ser utilizado para realizar autodiagnóstico ou automedicação. Em caso de dúvidas, consulte seu médico.

segunda-feira, 22 de maio de 2017

MAIS UMA VEZ ACADEMIA LUCAS SANTOS BRILHA NO JUDÔ



Nesse final de semana na cidade de Lauro de Freitas, aconteceu a III etapa do circuito baiano de Judô e mais uma vez a academia LUCAS SANTOS fez bonito conquistando a 3ª colocação na pontuação geral.

Resultados:

SUB-13
*Enzo Santos- Campeão
*Ana Paula- Campeã
*Hiervile Duarte- 3º colocado
*Kevin Ribeiro- 3º colocado

SUB-15

*Marcus Santos- Campeão
*João Vitor- Campeão
*Tauan Ramos- Vice-campeão
*Fael Bispo- 3º colocado
*Elelin Kathielle- vice-campeã

SUB-18
*Grabrielle Santos- Campeã- classificada para o campeonato brasileiro

SUB-21
*Gabrielle Santos- campeã
*Luiz Carlos- Campeão

Sênior
*Gabrielle Santos-vice-Campeã
*Ivanildo- Campeão
*Luiz Carlos- 3º colocado

Patrocinadores oficiais:

Jambo Supermercados
Inbahia distribuidora
Base Medical
Faz Atleta
SUDESB
Gov.: do Estado

Colaboradores:

Gráfica Aquarela
Lourildo Materiais de construções
Academia Jequié Fitness
Sec.: de Educação (Secretário Roberto Gondim)








JEQUIÉ REALIZARÁ SELETIVA DE KARATÊ PARA AS OLIMPÍADAS DE 2020

Jequié realizará seletiva de Karatê para as Olimpíadas de 2020
                        A cidade de Jequié se prepara para a Copa Cacau de Karatê, em setembro, organizada pela Federação Baiana de Karatê (FBK) sob a coordenação/supervisão do Mestre José Edson (Edinho) da Academia Independente de Karatê. O evento reunirá atletas de todo o estado da Bahia que seletivamente irão para a Seleção Brasileira, sendo realizado pela primeira vez no Ginásio de Esportes Municipal Aníbal Brito na cidade de Jequié. Os mestres de Jequié já estão se preparando para o evento, tendo nesse final de semana uma equipe do Independente Karatê Clube de Jequié, sob supervisão do Sensei Edinho, participaram na cidade de Ilhéus do curso de arbitragem realizado pela Federação Baiana de Karatê (FBK), pelos mestres professores Walney e Ubiratan visando preparar árbitros para atuarem no nos diversos campeonatos inclusive a Copa Cacau que será realizada no mês de setembro aqui em Jequié e servirá de seletiva para a seleção brasileira que disputará as Olimpíadas 2020. Fonte: ASCOM.
                         

TRIATLETA JEQUIEENSE MAIS UMA VEZ NO PÓDIO

Jequié brilha mais uma vez nos pódios do Triathlon baiano




David Lucas, Triatleta Jequieense com apenas 15 anos de idade, único atleta de todo o interior da Bahia a disputar na (ELITE / PROFISSIONAL), ficou em quatro lugar no geral da segunda etapa do campeonato baiano de Triathlon, realizado na manhã de domingo em Salvador-BA. Segundo avaliação do seu treinador, Prof. Márcio Roberto, “essa prova mostra a evolução que se encontra essa jovem promessa do Triathlon Nacional”. Pela primeira vez a FEBATRI (Federação Baiana de Triathlon) realizou uma prova com os infantis (11/14 anos), denominada YOUTH com metade da distância oficial ou seja (400m de natação / 10 km de ciclismo e 2,5 km de corrida) e Jequié brilhou mais uma vez com a atleta Laysa Leal (13 anos) campeã geral feminino e Gustavo Santiago (11 anos) quarto lugar geral masculino. O professor Robertinho tem se tornado o caçador de talentos e revelado novos talentos na cidade.




NOTICIA DA FEBAJU


Circuito baiano de judô - 3ª etapa e campeonato baiano sub- 18 anos.
O evento contou com presença de 640 atletas, 63 clubes de 25 cidades do nosso estado.

Tivemos as ilustres presenças do procurador do TJD, Dr.: Jorge Barbosa, do presidente do TJD, Dr° Jarleno Oliveira Junior do nosso diretor Jurídico, Paulo Macedo, e do nosso Vice-presidente, Vlademir Matos.
A SUDESB, apoiadora oficial da FEBAJU, esteve presente em nosso evento, representada pelo professor Mauricio Neri, assessor técnico da SUDESB.


Agradeço a todos os pais, aletas e técnicos pela presença e a nossa equipe de trabalho (diretores, Rh, árbitros, seguranças, serviços erais e equipe médica) pelo sucesso do nosso evento.

Aproveito para parabenizar a equipe judô Paulo Fraga pelo titulo do circuito e do campeonato baiano.



quinta-feira, 18 de maio de 2017

SUPERLIGA DE FUTSAL DE JEQUIÉ


       SUPERLIGA DE FUTSAL DE JEQUIÉ.


REALIZAÇÃO:
LIGA DE FUTSAL DE JEQUIÉ


Resultados dos jogos:
16/05/17  terça-feira no GEAB

VÍDEO GAME  04 X 00  BOCA JUNIORS
UESB  06 X 03  CANSANÇÃO

PRÓXIMO JOGO:
18/05/17 às 19:30h. GEAB

GIGANTES FUTSAL X  PEDREIRÃO FUTSAL


quarta-feira, 17 de maio de 2017




CLASSIFICAÇÃO GRUPO 1

  PJVEDGPGCSG%
1Jequié1354101101186.67
2PFC-Cajazeiras9523063360.00
3Atlético8522177053.33
4Colo-Colo7521259-446.67
5Teixeira de Freitas45113510-526.67
6Ypiranga0500505-50.00

terça-feira, 16 de maio de 2017

ATIVIDADE FÍSICA COMO IMPORTANTE ALIADO AO TRATAMENTO DA DEPRESSÃO

Resultado de imagem para imagem de atividade fisica PARA DEPRESSÃO
 Certamente você já deve ter ouvido falar ou até mesmo ter tido contato com alguém que estivesse com depressão, uma enfermidade mental associada a um grau elevado de transtorno psíquico, gerando efeitos negativos em relação ao humor.
A doença é hoje muito comum entre as pessoas, afetando cerca de 322 milhões em todo o mundo, segundo estudo divulgado pela Organização Mundial de Saúde (OMS) em 2015.
Só no Brasil, as estatísticas apontam que, 5,8% da população sofrem do problema, o que representa um número aproximado a 12 milhões de pessoas.
Assustador, não é mesmo?
Entre os sintomas da depressão, há presença de tristeza, pessimismo e baixa auto-estima. Existe uma série de evidências que mostram alterações químicas no cérebro do indivíduo deprimido, principalmente com relação aos neurotransmissores (serotonina, noradrenalina e, em menor proporção, dopamina), substâncias que transmitem impulsos nervosos entre as células.
Existem diversos tratamentos para conter a doença, como acompanhamento médico constante, o que é essencial, a administração de medicamentos e a psicoterapia.
No entanto, estudos também apontam a atividade física como importante aliada ao tratamento da depressão.
Durante a realização do exercício físico, ocorre no organismo, a liberação de um hormônio chamado endorfina (conhecido como o hormônio da alegria, que promove a sensação de bem-estar, euforia e alívio de dores) e da dopamina, que propicia um efeito tranqüilizante e analgésico no individuo que pratica regularmente atividade física.
Tais alterações promovem um efeito relaxante pós-esforço e, em geral, conseguem manter em longo prazo um estado de equilíbrio psicossocial mais estável frente às ameaças do meio externo.
Cabe lembrar que não existe uma modalidade de atividade física mais indicada, sendo que o primordial é que o indivíduo pratique aquela que mais lhe agrada.
Quando a atividade física é praticada de forma regular e planejada, ela contribui para diminuir o sofrimento das pessoas deprimidas, além de propiciar o envolvimento social, a elevação da auto-estima e o estímulo das funções cognitivas.
Todas essas estratégias ajudam a diminuir o quadro depressivo e as recaídas. Mas todos esses benefícios, não valem somente para pessoas deprimidas. As atividades físicas melhoram a qualidade de vida de maneira geral de todas as pessoas em vários aspectos: físico, social, espiritual e psicológico.
Conclusão                                                                                                                         
A Depressão existe e está bem perto de todos nós. Cabe então, observar todas essas estatísticas e evidências dos benefícios das atividades físicas e mudar imediatamente a atitude, iniciando uma nova jornada na vida, exercitando o corpo e munindo a mente para combater este mal que prejudica e muito o convívio e a realização dos objetivos de vida das pessoas.
E então? Consegue motivos melhores do que esses para levantar agora do sofá, da preguiça e começar a praticar exercícios físicos?
                                                                      
Referências
Minha Vida
Bem Estar – Globo
Associação Brasileira de Familiares, Amigos e Portadores de Transtornos Afetivos
Sua Corrida
                                                                   

ENTENDA A IMPORTÂNCIA DA RESPIRAÇÃO ADEQUADA DURANTE A ATIVIDADE FÍSICA


Resultado de imagem para imagem de atividade fisica como respiração
Todo mundo sabe que respirar pelo nariz geralmente é melhor porque o ar entra quente e úmido no pulmão, além de ser filtrado pelos cílios das narinas.
No entanto, durante a atividade física, o corpo precisa de uma ventilação maior, especialmente nos exercícios mais intensos e, por isso, a respiração precisa ser adequada, como explicaram o médico do esporte Gustavo Magliocca e o fisiologista do exercício Paulo Correia no Bem Estar desta sexta-feira (6).
Como a necessidade de ventilação é maior durante o movimento, muitas vezes o nariz não é capaz de atendê-la sozinho – por isso, muita gente costuma abrir a boca para respirar e, de acordo com os médicos, isso é normal e não chega a trazer problema. Inclusive, a respiração também pela boca ao se exercitar é essencial para garantir conforto durante a atividade. Caso a pessoa não respire do jeito certo na hora do exercício, ela pode começar a sentir dor ou desconforto.
Na musculação, por exemplo, o correto é expirar no momento do esforço e inspirar no retorno, como explicou o fisiologista do exercício Paulo Correia.
Quando a pessoa expira, os músculos abdominais se contraem e garantem maior sustentação do corpo para a realização do movimento. Nesse caso, respirar do jeito errado ou ao contrário pode provocar dor e desconforto, além de desperdiçar o exercício.
Já na corrida não existe uma regra para respirar. Muitas pessoas acreditam que é preciso inspirar pelo nariz e soltar pela boca, mas na verdade, isso varia de acordo com o ritmo do exercício.
No começo, por exemplo, a pessoa pode até conseguir respirar dessa maneira, mas quando o tempo passa, mesmo correndo na mesma velocidade, a intensidade do movimento aumenta e o corpo pede mais ventilação – nessa hora, a respiração pela boca se torna fundamental. Ficar preso a um modelo de respirar pode causar uma falta de coordenação e causar aquela dor lateral que muita gente reclama, além de cansar mais rápido.
Essa dor, segundo o médico do esporte Gustavo Magliocca, é provocada por uma espécie de câimbra do diafragma, causada pela maneira inadequada de respirar. Além de ficar preso a um modelo só respiração, outra causa dessa dor é conversar durante o exercício. Por isso, para evitar essa dor, a dica é não conversar e respeitar a necessidade do corpo.
Algumas pessoas costumam ainda usar expansores nasais, que são aqueles adesivos colados no nariz.
Segundo o fisiologista do exercício Paulo Correia, esses expansores facilitam a entrada de ar durante o exercício, o que aumenta o conforto na hora de se exercitar. Mas o especialista alerta que eles não melhoram o desempenho na corrida, apenas tornam mais fácil a execução da atividade.
Como queimar mais calorias na corrida?
Muita gente gosta de correr, mas não sabe a velocidade certa para perder peso. Um teste chamado de ergoespirométrico é capaz de avaliar o consumo de oxigênio no exercício, como mostrou a reportagem da Daiana Garbin (confira no vídeo abaixo). O ideal, para perder gordura, é estar em um ritmo acima de 65% do consumo máximo de oxigênio e, através do teste, é possível saber qual a velocidade na esteira que atinge esse percentual.
Segundo o médico do esporte Gustavo Magliocca, quando a pessoa caminha ou corre em uma mesma velocidade, ela perde uma quantidade decalorias.
Porém, se ela alterna a velocidade e eleva os batimentos cardíacos em picos, ocorre um consumo maior de oxigênio não só durante, mas horas após o exercício, o que faz o metabolismo permanecer acelerado por mais tempo e, consequentemente, ajuda a queimar mais calorias por mais tempo. Por isso, dar alguns tiros durante a corrida ajuda a emagrecer mais rápido, como mostrou o especialista.
Fonte: G1 Bem Estar                   
 

quinta-feira, 11 de maio de 2017

OS TIPOS DE PISADA E A SUA IMPORTÂNCIA PARA QUEM CORRE

Os Tipos de Pisada e a Sua Importância Para Quem Corre

O modo como cada pessoa pisa é determinado pelas características anatômicas daquele ser humano. Entre um dos fatores influentes está o tipo de pé. A ortopedia classifica os pés de três formas: Pé Normal; Pé Plano e Pé Cavo.
O Pé Normal é o tipo mais comum, onde o peso do corpo é distribuído de forma mais equilibrada. O Pé Plano também conhecido como pé chato, toca o chão quase que por inteiro e possui um formato reto. Pé Cavo é aquele que tem um arco bem acentuado e curvado, onde a planta do pé quase não toca o chão.
A disposição dos joelhos também influencia na pisada, essa articulação pode possuir alguns desvios classificados de duas maneiras: Joelho valgo, que consiste na aproximação das articulações e no afastamento dos pés, caracterizando as chamadas pernas para dentro. E o joelho varo, que representa o arqueamento das pernas, promovendo a projeção das articulações para fora.
Além do tipo de pé e da disposição dos joelhos, o ângulo formado pelo quadril e a flexibilidade de articulações, como as do tornozelo são características anatômicas que somadas ao equilíbrio dos músculos específico de cada pessoa fazem com que cada uma delas apresente um determinado tipo de pisada.
As pisadas também são classificadas de três formas: pisada neutra; pisada pronada e pisada supinada.

Pisada neutra

A pisada neutra tem por característica impulsionar a passada com toda a parte frontal do pé. O impulso começa com a parte externa do calcanhar e o pé rotaciona ligeiramente para dentro, acontecendo o contato com o solo do lado externo do calcanhar e então ocorre uma rotação moderada para dentro, terminando a passada no centro da planta do pé. Cerca de 45% da população mundial tem essa pisada, e são os que têm menos restrições na hora de escolher um tênis, bastando apenas um amortecimento leve.

Pisada pronada

A Pisada pronada começa com o lado esquerdo do calcanhar e finaliza nas regiões próximas do dedão. Nessa pisada quando a parte de fora do calcanhar toca no chão, o pé inicia uma rotação excessiva para dentro, ou algumas vezes um pouco mais para a parte interna, para então ocorrer uma rotação acentuada do pé para dentro, terminando a passada perto das pontas dos dedos. 50% da população mundial tem essa pisada, que é mais comum em mulheres, pois serve como preparação pra a gravidez, tênis com amortecimento e controle de estabilidade leve são os mais indicados. Saiba mais e conheça os melhores tênis para quem tem pisada pronada.

Pisada supinada

A pisada supinada é aquela em que a pessoa utiliza a parte externa do pé e principalmente a área do dedo mínimo para se impulsionar. Essa passada inicia o esforço no calcanhar e mantêm o contato do pé com o solo do lado externo, terminando a pisada na base do dedinho. Normalmente pessoas como o pé cavo realizam esse tipo de pisada, sendo uma parcela muito pequena da população mundial, apenas 5%. “Supinadores” têm o pé mais rígido e necessitam de calçados com reforço no amortecimento, além de controle de estabilidade.

Como descobrir qual é a sua pisada?

A melhor maneira de descobrir como se pisa é procurar um médico ortopedista, de preferência especializado em tornozelo e pé. Caso alguma doença não seja diagnosticada, é necessário fazer testes com um fisioterapeuta especializado em baropodometria, que é a análise de marcha.
A forma ideal de se examinar uma pisada seria a avaliação biomecânica em laboratório com câmeras bi ou tri-dimensionais e marcadores refletivos em posições específicas. Como isto não é viável para todas as pessoas, uma forma mais simples seria a análise do desgaste do solado.
O melhor é avaliar um tênis neutro, ou seja, um tênis que apresenta o mesmo suporte dos dois lados da entressola, sem nenhuma tecnologia para controle de pronação. Observe o desgaste do solado de um tênis antigo de preferência com solado reto:
Desgaste Uniforme: Pisada Neutra
Desgaste na Parte Interna: Pisada Pronada
Desgaste na Parte Externa: Pisada Supinada

Caso você não tenha acesso aos especialistas citados e nem um tênis neutro velho para saber qual é a sua pisada, um teste caseiro pode ajudar:
Molhe a sola do pé e caminhe sobre uma folha de papel qualquer, pode ser um jornal de ontem. Depois compare o desenho feito na folha para saber se sua pisada é normal, pronada ou supinada.
Se sua pisada for normal às áreas molhadas no papel serão mais uniformes. Se você tiver uma pisada pronada toda à área que o seu pé tocar ficará molhada, indicando que você tem um pé plano. Na pisada supinada às áreas mais molhadas serão as do calcanhar e a da ponta do pé, o que mostra que você possui um pé cavo.

Para você atleta

Se você for um atleta, profissional ou amador, é ainda mais importante que reconheça o seu tipo de pisada para usar o modelo certo de tênis em suas práticas esportivas e, assim, evitar vícios posturais, lesões nos tornozelos, joelhos e até na coluna. Tudo está relacionado ao apoio excessivo num ponto do pé, que deveria ser mais bem distribuído.
Quando nosso pé atinge o chão, durante uma corrida, aplica-se uma força de, aproximadamente, sete a oito vezes o nosso peso do corpo. Nosso corpo absorve o choque de cada passo. A derivação desta força é distribuída de uma forma correta quando estamos utilizando um tênis adequado.

A aquisição de um tênis de qualidade não deve ser vista como um gasto, mas sim como um investimento feito para a sua saúde. Os efeitos em não usar o tênis adequado vão desde lesões superficiais, como calos e bolhas, até as lesões ósseas, como fratura por estresse, e problemas crônicos como as tendinites, canelites e deformidades ósseas, como joanete e dedos em garra.
As fabricantes de calçados laçam mão da tecnologia para melhorar a absorção do impacto e evitar entorses ou outros problemas físicos. Os tênis neutros não interferem no desempenho ou prejudicam o atleta, mas se for comprado para uma correção e a pisada não for aquela ao que o tênis diz corrigir, pode piorar a lesão. Além disso, é aconselhável que os praticantes do esporte escolham o calçado mais confortável possível.
Fonte: http://www.tenis-para-corrida.com/tipos-pisada-importancia-quem-corre/

quarta-feira, 10 de maio de 2017

A IMPORTÂNCIA DA ATIVIDADE FÍSICA PARA A SAÚDE

Prevenção e tratamento de doenças através da prática de exercício físico

Resultado de imagem para imagem do coração de um atleta

Apesar do aumento de mortes por doença do coração ser um fato nos dias atuais, todo indivíduo pode se beneficiar amplamente com a prática regular do exercício físico. Para a prevenção de doenças, é necessário deixar o sedentarismo de lado. Vale ressaltar que para deixar de ser sedentário, segundo as orientações do colégio americano de medicina esportiva e a associação americana do coração, deve-se realizar pelo menos 30 minutos de exercício aeróbio contínuo ou acumulado (3 x 10 minutos ou 2 x 15 minutos) cinco vezes por semana.
Ao eliminar o sedentarismo, fator de risco para o desenvolvimento de doenças cardíacas, o indivíduo passa a ter menor chance de desenvolver doenças do coração, como o infarto. Baseado em dados da Organização Mundial da Saúde, o Ministério da Saúde informou que se toda a população brasileira fizesse 30 minutos de exercício físico cinco vezes por semana e mudasse favoravelmente o padrão alimentar, seria possível evitar 260 mil mortes por ano por causas como câncer e doença coronariana crônica.
Além disso, a prática regular de exercício físico contribui para controlar o sobrepeso corporal ou a obesidade, a hipertensão arterial sistêmica, diminuir o estresse, aumentar o colesterol bom (HDL) e favorece o controle de açúcar no sangue. Para atender a esses objetivos, o indivíduo pode exceder a recomendação mínima, realizando mais que 30 minutos de exercício físico diariamente.
O recomendado são exercícios que movimentem grandes grupos musculares, como caminhada ou corrida, ciclismo, natação. Mas deve-se ter em mente que a intensidade do exercício deve ser moderada, ou seja, confortável. Uma maneira simples de saber se você está se exercitando confortavelmente é observar sua respiração. Para que o exercício tenha efeito sobre sua saúde não é necessário ficar ofegante. Não se pode esquecer que o fortalecimento muscular é importante e deve ser feito pelo menos duas vezes por semana. Ao final da sessão de exercícios, deve se realizar exercícios de alongamento, que contribuirão para a recuperação da musculatura e para aumentar a flexibilidade articular.
É sempre bom lembrar que a consulta cardiológica é importante para todo indivíduo que possui fatores de risco (hipertensão, diabetes, colesterol elevado), ou que deseje fazer exercícios mais intensos, como jogar futebol, basquete ou corrida competitiva.
Uma boa notícia é que aumentou de 14,9%, em 2006, para 16,4%, em 2008, o número de indivíduos que praticam exercício físico regular nas principais cidades brasileiras, segundo pesquisa realizada nos 26 estados e no Distrito Federal, entre abril e dezembro de 2008, por meio de 54 mil entrevistas telefônicas (Estudo Vigitel). Este é um bom sinal, mas, sem dúvida, ainda não é suficiente. Assim, com a nova política do plano nacional de atividades física do ministério da saúde em parceria com o ministério dos esportes, que incentivará exercícios e atividades físicas em praças e espaços públicos das cidades, espera-se aumentar o número de indivíduos regularmente ativos e melhorar a saúde dos mesmos.
Por: Professora Luciene Ferreira Azevedo, membro do Departamento de Educação Física e Esporte da SOCESP


CONFEF

Boletim Eletrônico CONFEF


ASSOCIAÇÃO DESPORTIVA JEQUIÉ

                                                         Torcedores e torcedoras!
A Gestão de Futebol e o Departamento de Marketing informam que dia 13 de maio, às 16h, no estádio Waldomirão, a Associação Desportiva Jequié (ADJ) vai jogar um amistoso com a equipe do Fluminense de Feira-BA.
Ingresso R$ 20,00 reais
As 500 primeiras pessoas que comprarem o ingresso ganharão uma camiseta da ADJ.
Os ingressos estarão sendo vendidos nesta quinta-feira, 11 de maio, a partir das 08h, na sede do clube (Avenida Lomanto Júnior - próximo ao Posto Avenida) e na Sport Cia - Loja oficial do clube (Avenida Rio Branco).
Após esgotar a venda promocional, ingressos e camisetas continuarão sendo vendidos separadamente na sede, loja oficial e estádio:
Camiseta: R$ 20,00 reais
Ingresso: R$ 20,00 reais

Assessoria de Imprensa
Associação Desportiva Jequié (ADJ)