quarta-feira, 7 de junho de 2017

DIFERENÇAS ENTRE EXERCÍCIO AERÓBIO E ANAERÓBIO




   Todo mundo fala sobre exercícios aeróbios e anaeróbios, mas o que significam esses termos? Aeróbio ou anaeróbio está ligado ao tipo de metabolismo energético que está sendo utilizado preferencialmente. Isto não tem relação com os efeitos salutares dos exercícios.

   Ambos os tipos de exercícios podem ser de intensidade leve, moderados ou forte

 No exercício aeróbio o oxigênio funciona como fonte de queima dos substratos que produzirão a energia transportada para o músculo em atividade. O exercício aeróbio é um exercício de longa duração, contínuo e de baixa e moderada intensidade. Estimula a função dos sistemas cardiorrespiratório e vascular e também o metabolismo, porque aumenta a capacidade cardíaca e pulmonar para suprir de energia o músculo a partir do consumo do oxigênio (daí o nome aeróbio).



  São exemplos de exercícios aeróbios: Caminhar, correr, andar, pedalar, nadar, dançar. Estes exercícios utilizam vários grupos musculares ao mesmo tempo. Nestes exercícios, a duração dos movimentos influencia mais do que a velocidade para caracterizar se a atividade é suave, moderada ou exaustiva.

   O exercício anaeróbio utiliza uma forma de energia que independe do uso do oxigênio, daí o termo anaeróbio. É um exercício de alta intensidade e curta duração. Envolve um esforço intenso realizado por um número limitado de músculos e há produção de ácido lático.



   São exemplos de exercícios anaeróbios os exercícios de velocidade com ou sem carga, de curta duração e alta intensidade, como a corrida de cem metros rasos, os saltos, o arremesso de peso. Exercícios de força ou exercícios resistidos, com peso como a musculação também é considerada um exercício anaeróbio.

   Os movimentos que realizamos no nosso dia-a-dia são um misto de atividades físicas aeróbicas e anaeróbicas.

    Sempre citamos que um programa completo de exercícios deve apresentar os dois tipos de atividade física, para melhorar a resistência cardiorrespiratória, fortalecer músculos, desacelerar a perda de massa muscular e evitar a perda de massa óssea, além de muito alongamento para manter e melhorar a flexibilidade muscular.

    Para perda de gordura corporal, ambos os exercícios (aeróbios e anaeróbios) produzem efeitos, pois ambos irão acelerar o metabolismo. Mas, o ideal é associar estes dois tipos de exercícios a dieta alimentar.

   Os exercícios físicos terão a função de acelerar o metabolismo. A dieta, de produzir um pequeno déficit calórico, obrigando o organismo a metabolizar as reservas de gordura.

   Do ponto de vista de substratos energéticos metabolizados durante o exercício, apenas o exercício aeróbio pode metabolizar gorduras para a produção de energia necessária ao esforço físico. Entretanto, esta quantidade é extremamente baixa em vista das quantidades necessárias em um processo de perda de gordura corporal.

    Além disso, a maior queima de gorduras ocorre durante o período pós-exercício, fenômeno chamado "after burning", que representa a queima de calorias que temos após o exercício. Tanto o exercício aeróbio, quanto o anaeróbio acarretam o "after burning". Mas este processo tem maior amplitude após sessões anaeróbias.

FONTE: http://cyberdiet.terra.com.br/

sexta-feira, 2 de junho de 2017

TUDO SOBRE WHEY PROTEIN

É muito comum ver nas academias pessoas com corpos esculturais e definidos. As mulheres malham em busca de pernas torneadas e bumbum empinado e os homens estão atrás de ombros largos, braços fortes e barriga tanquinho. Chegar ao objetivo que tanto se deseja não é fácil e muito menos rápido. É um trabalho árduo e diário que não depende apenas nos exercícios físicos, mas principalmente da alimentação.

Suplementos Alimentares

Grande parte dos praticantes de atividades físicas conhecem os principais suplementos alimentares, que acabam fazendo parte da rotina dessas pessoas. Há duas boas e importantes verdades sobre suplementos alimentares: eles não fazem mal se tomados da maneira certa e devem ser incluídos numa dieta que tenha a quantidade de nutrientes essenciais necessários abaixo do valor ideal. E uma boa parcela da população está neste grupo.
Whey Protein
Whey Protein
O que mais se preconiza é que precisamos, diariamente, de 55% de carboidratos, 30% de gorduras e 15% de proteínas, pelo menos. Essas medidas foram feitas para uma pessoa que não pratica nenhum tipo de atividade física. Agora, se você for colocar esse mesmo cardápio para uma pessoa que realiza exercícios intensos na academia todos os dias, sem dúvidas vão faltar muitos nutrientes para que ela passe a ter um bom desempenho não apenas a nível muscular, mas principalmente a nível metabólico.

Whey Protein

Um nutriente essencialmente importante para quem pratica musculação, são as proteínas. São elas que fazem parte da estrutura muscular e sem elas seria impossível ocorrer uma reorganização das fibras musculares depois de exercícios na academia onde micro-lesões acometem os músculos. Quando o músculo está ficando sem oxigênio para realizar as atividades que lhe são impostas, ele começa a sofrer pequenas lesões danificando a sua estrutura. Se existir proteína suficiente circulando na corrente sanguínea para reparar os danos, então os músculos irá hipertrofiar.
O whey protein é a mais popular e conhecida fonte de proteínas para uso frequente. Ela é fabricada a partir do soro do leite, de onde são extraídas. Além da proteína, também estão presentes a gorduras e uma quantidade mínima de carboidratos. Existem 3 tipos básicos de whey protein que podem ser encontrados no mercado:
  • Concentrada: é a mais comum e também a melhor em termos financeiros, pois ela não costuma pesar muito no bolso. Ela contém, em média, cerca de 70 até 80% de proteínas e os outros 20% são divididos em gorduras e carboidratos;
  • Isolada: nessa, o processo de filtragem é muito mais intenso, podendo chegar em até 100% a concentração de proteínas. Ela é uma boa escolha para quem está encarando a dieta das proteínas e está diminuindo o consumo energético;
  • Hidrolisada: o grande diferencial desse tipo é o fato da molécula ser de fácil absorção pelo organismo e estarem disponíveis para serem utilizadas no reparo muscular o mais rápido possível.


A forma mais correta de tomar esse suplemento e aproveitar o máximo que ele tem para oferecer é misturando o whey com água e algum tipo de carboidrato como o malto. O carboidrato ajuda no transporte mais rápido dos nutrientes. Quando mais rápido a proteína ficar disponível, melhor será o reparo da fibra muscular. O melhor horário para se tomar e logo depois que chegar da academia e quando acordar.

FEBAJU (FEDERAÇÃO BAIANA DE JUDÔ)

quinta-feira, 1 de junho de 2017

SÍNDROME DE DOWN E ATIVIDADE FÍSICA

A síndrome de Down (SD), descrita pelo médico inglês John Langdon Down em 1866, é uma condição genética causada pela presença de um cromossomo 21 extra (total ou parcial). É caracterizada pelo retardo mental, baixa estatura, alterações esqueléticas, imunológicas e variadas, em muitos sistemas e órgãos, e geralmente está associada a algumas dificuldades de habilidade cognitiva e desenvolvimento físico.


As pessoas com SD têm uma evolução em ritmo um pouco mais lento que maioria das crianças, devido a uma falta de mielinização das fibras nervosas, indicando uma falta de maturidade do sistema nervoso central, levando não só a sua deficiência mental, como também as características físicas e fisiológicas próprias, porém nem todas apresentam as mesmas características.
Atualmente verifica-se que esse grupo especial está vivendo mais, trabalhando mais, praticando esportes e casando, portanto, a prática de qualquer atividade física é de imensa ajuda para a melhora da qualidade de vida.
Considera-se, então, que a atividade física tem vários objetivos: estimular o crescimento e o desenvolvimento motor, hipertrofia muscular, flexibilidade, melhoria na capacidade cardiorrespiratória, alegria, motivação e formação social do indivíduo.
No início de um programa de atividade física, é necessária uma avaliação médica, e o educador físico deve contemplar os diferentes componentes da aptidão física, incluindo exercícios aeróbios, de força muscular, de flexibilidade e de equilíbrio.
A atividade física para pessoas com SD deve ser adequada às suas características e necessidades, criando um ambiente favorável, prazeroso e estimulador.

Benefícios da atividade física para pessoas com Síndrome de Down

·         Maior interação social
·         Melhora da autoestima e autoconfiança
·         Melhora do equilíbrio emocional
·         Ajuda a prevenir doenças crônicas
·         Melhora da capacidade cognitiva
·         Melhora do raciocínio lógico
·         Aumento da atenção, concentração, antecipação e estratégia
·         Melhora do equilíbrio, ritmo, coordenação motora e musicalidade
·         Melhora da orientação espacial e propriocepção
·         Aumento da força e resistência muscular
·         Diminuição da gordura (emagrecimento)
·         Controle da pressão arterial
·         Melhora da resistência cardiorrespiratória
·         Melhor controle da glicemia
·         Menor dependência para a realização das atividades diárias

VEM AI! CORRIDA DE SANTO ANTÔNIO


CLUBE DE TIRO DE JEQUIEENSE
II Etapa do Campeonato Baiano de IPSC
Nos dias 02 e 03 de Junho, será realizado em Jequié a II Etapa do Campeonato Baiano de IPSC, evento que reúne os melhores praticantes do Tiro Esportivo na Bahia e estados vizinhos. O Clube de Tiro Jequieense, juntamente com seus membros e colaboradores, foi o responsável pela realização dessa etapa na cidade de Jequié, isso deve-se ao grande empenho de seus associados, que por sua vez, levam o nome de nossa região aos grandes eventos do segmento pelo Brasil, colocando Jequié como uma cidade pólo na prática do Tiro Esportivo. A previsão é de 150 disparos por participante, divididos em 08 pistas, montadas na sede do CTJ, localizado no final do Jardim Amaralina em Jequié.
CRONOGRAMA

II ETAPA DO CAMPEONATO BAIANO DE IPSC 2017
CRONOGRAMA
SÁBADO DIA 03/06
08:00 abertura inicial
08:30 inicio da prova
14:00 termino da prova
16:30 premiação
– mais de 100 atiradores de toda a Bahia
– Prova aberta ao público
– sorteio de brindes 
– competidores de provas mundiais 
– área de lazer e restaurante